Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.” (Colossenses 1:16)

Introdução: Albert Einstein certa vez declarou: “Deus não joga dado”, não lança nada ao acaso. Uma questão essencial que você deve perguntar: Por que estou vivo? Qual é a finalidade da minha vida?  Se você olhar para dentro de si e para o mundo, você não vai descobrir o propósito de sua vida, porque isso não tem haver com você. Tem a ver com Deus!       Deus nunca cria nada sem propósito! Toda planta… Animal… Ser humano… se você está vivo, significa que Deus tem um propósito para sua vida! Colossenses 1.16 declara: “… pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis,… todas as coisas foram criadas por ele e para ele.” 

A verdade é que a Bíblia diz que você foi feito por 5 razões: 

  • Planejado para o louvor a Deus
  • Formado para a família de Deus
  • Criado para tornar-se igual ao Filho de Deus
  • Moldado para servir em nome de Deus
  • Feito para uma Missão na obra de Deus

Perca essas 5 razões, e você perderá a razão de sua existência! (Você não é um acidente, você foi planejado por Deus para viver com propósitos)! A vida na terra é uma preparação para a vida no céu.

  1. Você foi planejado para o louvor a Deus! – A primeira razão pela qual você foi criado, o primeiro propósito para a sua vida é este: você foi planejado para o louvor a Deus. Ele o fez para agradar-se de você. O salmista também declarou: “O Senhor agrada-se do seu povo…” Salmo 149:4ª. Você foi criado para o agrado de Deus, para a satisfação, o prazer de Deus! (quantos aqui são pais e mães? …Você se agrada em observar seus filhos? …pois Deus se agrada em observar você!). Você foi criado à imagem de Deus e recebeu a capacidade de relacionar-se com Ele! Você foi criado para ter um relacionamento com Deus! Que privilégio o do ser humano! A coisa mais importante que você pode conhecer na vida é a verdade de que Deus o ama! A segunda coisa mais importante é amar a Deus reciprocamente, Jesus ensinou isso: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento.” Mateus 22:37-38. Deus é honrado quando nós o amamos acima de todas as coisas! Então, se você conseguir fazer isso sua vida terá cumprido o seu propósito principal. Se não… você terá falhado totalmente.  O Termo usado para expressar amor a Deus é: ADORAÇÃO. O propósito principal da sua vida é adorar a Deus! O que significa isso? Significa mostrar amor a Deus vivendo uma vida que O louve! Diga: “Eu fui planejado para o louvor a Deus”.
  1. Você foi criado para a família de Deus! –Está escrito em Efésios 1.5: “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade“. Deus desejou uma família e você foi criado para ser parte dela! Esta família vai além da família terrena! É eterna, como lemos em Hebreus 2.11: “Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provém de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.” Ser crente, ter vida Cristã, não é somente acreditar – é também PERTENCER (pertencer à família de Deus!). A igreja é uma família, família de Deus! … Então Não é uma instituição religiosa, clube, negócios, organização –   é um organismo, é uma família!  A Bíblia também fala da igreja como o “fundamento” – o que acontece quando um edifício não tem fundamento? …ele cai quando abalado! Pois Deus diz que você não pode fundamentar-se como cristão sem a igreja, que é família! Algumas pessoas parecem dizer: “Eu sou um cristão. Eu só não quero compromisso com nenhuma igreja“. …mas dizer isso é como ser: – Um jogador de futebol sem um time- Um soldado sem exército – Um guitarrista sem guitarra- Uma abelha sem a colmeia. Vomo você se sentiria se uma pessoa lhe dissesse “eu gosto de você, mas eu não gosto do seu corpo“.  Você gostaria? Jesus também não gosta quando dizemos: “Eu sou crente, eu só não gosto é de estar na igreja”. Mas, como você mostra que é realmente um cristão?  Se comprometendo com uma igreja que é a família de Deus!  A razão pela qual Deus escolheu a família como uma descrição da igreja é porque nela os membros são irmãos entre si e todos devem se amar! Há um mandamento de Deus que diz: “Amem uns aos outros” e esse mandamento aparece 58 vezes na Bíblia. Participar da família de Deus significa estar em Comunhão com as pessoas de Deus. Está escrito em 1 Pedro 3.8: “Quanto ao mais tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.”.  Você é planejado para o louvor a Deus, e isso é adoração; é formado para a família de Deus, isso é comunhão.
  1. Você foi criado para tornar-se igual ao Filho de Deus – Hoje Deus não têm mais um filho único, unigênito (como diz Jo 3.16); Deus tem muitos filhos, sendo que deles Jesus Cristo agora é o primogênito. E sobre estes outros filhos de Deus está escrito: “…também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:29.O plano de Deus sempre foi querer ter-nos à sua imagem, para fazê-lo à sua semelhança.  O pecado interferiu no plano que Deus tinha, mas aí, Ele mandou Jesus vir à Terra para restaurar o que se havia perdido, de tal forma que pudéssemos ser salvos, e sermos como o Seu Filho. Não é tanto a carreira, mas o caráter que enche os olhos de Deus.  Por quê? Porque não levaremos a carreira para a eternidade, mas sim o caráter! …por isso que diz a Bíblia: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, …” Filipenses 2:5 .A Bíblia também nos diz para “Termos a mente de Cristo”.  Você não fica mais se perguntando o tempo todo: “Por quê está acontecendo isso comigo?” …você saberá a resposta: É para torná-lo como Jesus! Aqui está a questão: “Se Deus me tornará como Jesus, como Ele é? A figura mais perfeita de Jesus é encontrada em Gálatas 5:22-23, chamada o Fruto do Espírito, nove qualidades, nove características:  Amor, Alegria, Paz, Paciência, Amabilidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão e Domínio Próprio. Deus quer formar esses frutos em sua vida, então como Ele faz isto? …Colocando você em situação em que esses frutos são necessários.  Alguma vez Jesus se sentiu abandonado? Por algum momento Jesus esteve só? Foi tentado? Foi insultado? Houve em sua vida momentos desencorajadores?  A Bíblia diz que Jesus aprendeu a obediência através do sofrimento. Mas nisso tudo, o plano de Deus é torná-lo como Jesus! …Se tornar como Cristo é ser Discipulado.    Até agora nós aprendemos que você foi planejado para o louvor a Deus, isso é adoração; e você foi formado para a família de Deus, isso é comunhão; e você foi criado para ser mais e mais como Cristo, isso é discipulado.
  1. Você foi moldado para servir em nome de Deus – A Bíblia diz em Efésios 2.10: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. “Outro nome para essas “boas obras” é a palavra ministério”. A Bíblia é muito clara a respeito disto – ela diz que todo crente é criado para servir, é e capacitado para o ministério. Cada membro do corpo de Cristo (a igreja) é um ministro, um ministro singular!). Existem 5 coisas que mostram que você é único… A maneira de ser. As origens. A sua lista de Dons Espirituais. O desenvolvimento de habilidades, as suas experiências. Você deve se perguntar: O que farei com os talentos que recebi de Deus? Os Desenvolverei para dar minha contribuição! …farei do mundo um lugar melhor! Quando você chegar no céu Deus irá fazer duas perguntas: Como você encarou a presença de Jesus na sua vida? O que fez com o que eu lhe dei? Neste momento, Deus está dando tempo para você na Terra, para praticar o serviço. “Se você for fiel com pequenas responsabilidades na Terra, Ele lhe dará maiores na eternidade!”. Portanto: você foi planejado para o louvor de Deus, isso é adoração; foi formado para a família de Deus, isso é comunhão; foi criado para se tornar como Jesus, isso é discipulado; foi moldado para servir, isso é ministério.
  1. Você foi feito para uma missão na obra de Deus – Na Bíblia temos estas palavras de Jesus: “Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.” (João 17:18). Todo crente precisa de um ministério na igreja e uma missão no mundo! Você tem que ter os dois! MINISTÉRIO e MISSÃO! Diga Ministério e Missão. A Bíblia diz que “…somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio…” (2 Coríntios 5:18,20).  Qual é a nossa missão no mundo? …olhe: Se você quer a bênção de Deus na sua vida, você precisa se preocupar com o que Ele mais se preocupa: Trazer os sem igreja para a família de Deus!  Pense no quanto Deus se preocupa com os sem igreja! Lembre-se da cruz! Paulo estava apaixonado por este propósito; ele disse: “… se tão-somente puder terminar a corrida, completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.” (Atos 20:24).

Qual é a nossa missão? Falar para as pessoas sobre a salvação! Exercer a minha missão no mundo é: Evangelismo. Deus não quer que nenhuma pessoa sequer se perca! …Nenhuma criança, nenhum adolescente, nem um jovem, nenhum adulto ou idoso. Talvez você já tenha se perguntado: “De que tamanho deve ser a nossa igreja?” …ela deve crescer até 200 pessoas? …ou até não haver mais espaço aqui neste prédio? Quando você pergunta “De que tamanho deve ser a nossa igreja?”, você está fazendo a pergunta errada! A pergunta certa é “Aqui na cidade, quem precisa de Jesus?”.   Porque, ouça isto: Enquanto existir uma pessoa perdida, sem Jesus, em caminhos distantes de Deus, esta igreja precisa continuar crescendo. Por isso, mantenha-se firme neste propósito!

Alguém estará no céu por sua causa?

 Conclusão: Então, você tem cinco razões para andar no propósito de Deus para a sua vida… Você foi:

Planejado para o louvor a Deus. Formado para a família de Deus. Criado para tornar-se igual ao Filho de Deus

Moldado para servir em nome de Deus. Feito para uma Missão na obra de Deus

 

Deus abençoe, Pr. Pinho