Hoje nós vamos falar de uma coisa fundamental na vida de um cristão: ORAÇÃO

Hoje em dia também não é difícil encontrarmos  desistência, afastamento, frieza, desânimo nas Igrejas.

Basta olharmos para o rol de membros das Igrejas. Que tristeza? Quantos irmãos que a caminhada com Cristo durou pouco tempo? Quantos que esfriaram na fé com decorrer do tempo? Quantos perderam o entusiasmo do primeiro amor?

Por quê? Infelizmente vivemos numa geração de crentes que não oram

Quanto tempo você tem separado diariamente para falar com Deus?

Notamos que não existe uma preocupação por parte dos cristãos

Quanto a ter   zelo na vida cristã, zelo quanto:

  1. Leitura da Palavra o prazer de meditar, nosso tempo disponível é ocupado com coisas banais nem vou citar a TV. Com isso crente enfraquecido na fé, sem firmeza para enfrentar o inimigo.
  2. Oração diária e constante, tempo de oração é o fundamento da vida com Deus. Crente que não gasta tempo em oração é candidato ao fracasso e desânimo. Trocamos o poder pelo lazer

A oração caminha de mãos dadas com a leitura e prática da Palavra de  Deus

Não sejamos hipócritas: a maioria dos cristãos que não oram o faz por pura preguiça

ou   porque prioriza outras coisas: Internet, TV, o jogo de futebol ou mesmo o(a) namorado(a).

Mas há aqueles que até gostariam de orar, querem muito se disciplinar nisso não sabem o que dizer mas se perdem nas orações, o pensamento viaja, É especialmente com esses que quero falar nessa noite.

Afinal o que é a oração? A oração não é uma reza, uma repetição interminável que não traduzem os sentimentos do coração.  Orar é abrir o coração para Deus, conversando com Ele diariamente onde quer que estamos. É muito mais que um ativismo, muito mais que uma atividade religiosa, muito mais do que o que nós fazemos debaixo deste guarda chuva chamado Igreja. É gastar tempo falando e ouvindo a Deus – é um relacionamento de amor. E não somente buscar a face de Deus somente em orações relâmpago claro que temos espaço para isso

A oração parece uma loucura – Como pode o homem comunicar-se com o próprio Deus em qualquer tempo, em qualquer lugar e em qualquer situação, se este é o Senhor de todo o Universo e eu, um miserável habitante de um planeta? Como pode Deus ouvir as orações diárias que pelo menos 2 bilhões de cristãos lhe dirigem? Mas aqueles que oram corretamente estão convencidos de que sua oração chega de fato até Deus.

I João 5:14-15 E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.”

O valor da oração – A oração é uma necessidade na vida de todo cristão, mas nem todos estão atentos a essa verdade. Quando estamos orando: estamos falando com Deus, fortalecendo a nossa fé para vencer as investidas de Satanás. Através da oração e fé alcançaram vitórias

Quem deve orar – Seja você um novo convertido ou um crente mais velho, todos devem orar.

Mas é difícil encontrar tempo para orar

IDENTIFIQUE ONDE ESTÃO SENDO GASTOS OS SEUS PRECIOSOS MINUTOS

A oração é uma prioridade em sua vida diária, ou não? Declaramos que algo é valioso ao entregar-lhe nosso tempo e atenção. Muitos cristãos falam da boca para fora que Jesus é Rei, mas demonstram em suas atividades diárias que outra coisa está no trono.

 Construa com pormenores um mapa de uso do seu tempo.

Se você conseguir fazer isso relembrando como usou seu tempo na última semana, ótimo.

Caso não conseguir, nos próximos 7 dias vá anotando quanto gastou com cada atividade, até montar algo parecido com o que vou descrever abaixo:

Segunda-feira:

Acordar: 7h

Café da manhã: 7h às 7h30

Trajeto até o trabalho: 7h30 às 8h

Trabalho: 8h às 12h

Almoço: 12h às 13h

Trabalho: 13h às 17:30h

Trajeto de volta do trabalho: 17:30h às 18h30

Internet: 18h30 às 19h30

Jantar: 19h30 às 20h30.

Assistir TV: 20h30 às 22:30

Dormir: 23h

Essa agenda acima é só um exemplo.

Faça isso com todos os dias da sua semana. Feito esse mapa comece a avaliar criticamente como seu tempo tem sido gasto, onde ele tem sido bem gasto e onde tem sido mal gasto.

Quais atividades podem ser cortadas e ou ajustadas?

 Usando o exemplo acima, podemos ver claramente que essa pessoa gasta: na segunda-feira cerca de 1h30min de tempo navegando na Internet e mais 1h30min assistindo TV. São 3 horas!

Nesse momento é hora de fazer perguntas sinceras:

Não seria possível reduzir um pouco o tempo de Internet e TV a fim de adicionar tempo para outras atividades como, por exemplo, leitura bíblica e oração ou mesmo outro serviço a Deus?

Com um simples corte de 30 min no tempo de TV podemos encaixar: 15 minutos de leitura bíblica (dá para ler 3 capítulos nesse tempo) e mais 15 minutos de oração. Dessa forma, vá fazendo ajustes, cortes e encaixes,  até que tudo esteja funcionado perfeitamente, até que consiga encaixar o tempo para servir a Deus em sua rotina diária.

Sua agenda é você quem faz – Seja o dono da sua agenda. Orar poupa tempo!

Quando você gasta tempo com Deus, aproveita melhor o seu tempo.

Compromisso com a oração – A igreja e o cristão que ora anda melhor e chega mais longe. É de joelhos que venceremos todos os desafios deste tempo e seremos uma igreja mais relevante para esta comunidade.

 Talvez você tenha perdido o prazer de orar, por ter alguma oração não respondida

Por que Deus, aparentemente, não responde a certas orações? Você já orou sincera e fervorosamente por alguma coisa que você nunca recebeu? Talvez você orou pela vida de um ente querido, mas, de fato, essa pessoa morreu. Talvez você tenha orado pela possibilidade de certo trabalho dar certo, e não deu, ou para que um amigo se afastasse do pecado e voltasse ao Senhor, mas o amigo recusou. Por que o Senhor não respondeu?

Consideraremos:

Porque Deus não age conforme nosso cronograma – José teve de sofrer por ser raptado e vendido e então esperar durante 13 anos de escravidão e prisão antes que Deus o libertasse.

Mas ele mais tarde viu claramente que a mão de Deus estava em tudo o que tinha ocorrido (Gênesis 45:5-8). Abraão esperou até ter 100 anos de idade para receber o filho que o Senhor lhe havia prometido.

Porque não é a vontade de Deus – Jesus orou insistentemente no jardim para que a taça passasse dele, mas acrescentou: contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua” (Lucas 22:42). Às vezes, nossa idéia do que seria o melhor para nós difere profundamente do que o Senhor pensa que precisamos. Os pais, às vezes, desapontam os filhos pequenos porque recusam fazer tudo o que eles querem. Por exemplo, eles recusam permitir que seus filhos brinquem com fósforos ou dirijam um carro. Quando oramos e a vontade de Deus é diferente da nossa é muito difícil aceitar

Quando orar?

Orar ao levantar-se Inicie o dia conversando com o Senhor. Peça a Deus para controlar o seu dia, ordene seus passos, proteja você e controle seu dia. É importante orar desse modo logo de manhã, pois você se sentira mais seguro sabendo que Deus estará no controle de todo o seu dia.

Todos os dias, você enfrenta uma porção de desafios, mas pode convidar o Senhor para reinar sobre cada um deles.

Questões nas quais preciso que o Senhor me guie durante o dia: as decisões que preciso tomar: as contas que tenho para pagar, o trabalho que devo realizar, a consulta que tenho no médico, as conversas que preciso ter .

É COMUM NOS PREOCUPARMOS COM AS COISAS AO INVÉS DE PEDI-LAS A DEUS EM ORAÇÃO

TUDO QUE LHE CAUSA PREOCUPAÇÃO É MOTIVO DE ORAÇÃO

Orar às refeiçõesPara agradecer a Deus pelo suprimento da nossa mesa. Para pedir que Ele santifique os alimentos, pois não sabemos onde o mal está instalado. Porque somos imitadores de Cristo. Ele sempre agradecia ao Pai antes de tomar uma refeição. Encontramos diversas ocasiões em que Jesus orou antes de uma refeição. Essas orações foram registradas devido à importância dos fatos relacionados:  a multiplicação dos pães para cinco e quatro mil pessoas,  na última ceia

Nas refeições em sua casa, trabalho, ora para agradecer. Quando você vai a um lar não cristão para comer, costuma agradecer a Deus pelo alimento? Você inclina a cabeça para orar antes de comer num restaurante?

Orar ao deitar-se Agradeça pelo dia, pelos livramentos, pela proteção contra os assaltos, batidas de veículos, atropelamentos, etc entregando seu sono aos cuidados do Senhor.

Orar sempre I Tes. 5:17 – Você pode fazer uma oração onde quer que esteja. Pode sussurrar uma oração no trabalho, no ônibus, na fila do banco. Pode fazer até no meio de uma multidão.

E se não pode sussurrar, pode fazer a oração na quietude de sua alma.

 O maior exemplo de oração, no entanto, foi o próprio Mestre – O segredo da vitória de Jesus estava na oração. Ele começava o dia com oração (Mc 1:35 ); orava ao entardecer (Mc 6: 46,47);

foi com oração que começou sua vida de trabalho (Lc 3:21); costumava passar a noite em oração (Lc 6:12); orava com seus discípulos (Lc 9:28); orou na cruz (Lc 23:34);

E como você pode orar? De joelhos, em pé, deitado (Ezequias, doente, orou deitado) ou prostrado (lançado ao chão)

Como aprender a orar: orando

Tipos de Oração – Saber sobre os tipos de oração é muito importante para melhorar a qualidade e quantidade de oração em nossa vida devocional.

  1. A oração de adoração ou de louvor – é uma oração onde você fala com Deus exaltando ao Senhor. Seria como elogiar a Deus falando sobre o que Ele é. Deus Poderoso, Que cura. Liberta Reis dos Reis, Provedor, Salvador. Declarar seu amor e adoração a Ele

Jesus disse que Deus procura adoradores (João 4.24).

  1. Oração de confissão – A oração de confissão é o momento que refletimos, arrependemos e confessamos a Deus os nossos pecados. (Salmos 66.18) – sem um momento de confissão não será ouvida
  2. Oração de intercessão – Na oração de intercessão oramos não por nós mesmos e sim por outras pessoas. É um momento em que nos colocamos no lugar de alguém para pedir a bênção do Senhor por suas vidas. Ao oramos por outros há promessas maravilhosas para nós também. Já aconteceu de você passar o dia lembrando-se de algum irmão da igreja ou outra pessoa por nenhum motivo óbvio, e nem pensa em orar por eles. Mas quando o encontra eles contam que estavam passando por momentos difíceis com os filhos, ou perderam o emprego ou alguma coisa não deu certo.

Ore pelo mundo ao redor Deus pede que cada um de nós intercedamos por nossa comunidade (bairro), nação e pelo mundo. E também pelo nossos líderes e governantes

Temos a tendência de pensar: ”que diferença minha pequena oração fará nessas questões imensas…” Deus procurou um indivíduo que se pusesse diante Dele e orasse em favor da terra, para que não fosse destruída, por causa do mal, que havia nela e não encontrou.

Não imagine nem por um momento sequer que as suas orações não fazem diferença. A Palavra de Deus garante que cada uma de suas orações acrescenta algo naquilo que Deus está fazendo ou deseja fazer.

Ainda que as coisas pareçam estar piorando, NÃO POSSO DESISTIR DE ORAR

Você precisa só fazer sua parte e Deus fará o resto.

  1. Oração de Petição – É o momento que fala com Deus sobre os desejos do seu coração. Crendo
  2. Oração de Ação de Graças – Esta oração é um agradecimento por algo específico que Deus fez em sua vida, na vida de outros, na sua igreja, etc. Uma expressão de gratidão. Por exemplo, por um livramento, cura ou resposta de oração.

Tenha prazer em estar na Presença de Deus – Que os seus momentos com Deus sejam agradáveis. O Salmista compara o seu desejo por Deus com o desejo da corça.

Salmos 42:1como a corça anseia pelas águas…”. Para a corça a água é uma questão de vida ou morte.

 O que podemos aprender com a corça? –Por ela possuir o olfato apuradíssimo e sentir o cheiro de água a quilômetros de distância, e sempre estar sedenta por água, quando ela sente o cheiro da água ela não simplesmente anda até a fonte, quando a corça sente o cheiro de água ela se desespera e começa a gritar e a correr muito rápido, a sua pequena estatura aumenta a sua velocidade, e ela corre incansavelmente, pula através dos obstáculos e não descansa até chegar ao seu destino, e mesmo quando ela chega ainda sim não se acalma, ela bebe a água com tanta vontade, ela se molha, ela realmente se alegra de ter encontrado água e estar matando a sua sede, e muitas vezes a nossa alma ela fica seca e sedenta pelo espírito Santo e nós não o buscamos como a corça busca a água, nos não corremos desesperadamente ao encontro do nosso amado, e quando o encontramos não sabemos desfrutar daqueles preciosos e maravilhosos momentos que temos com o Espírito Santo, pois é meu irmão temos muito a aprender com este pequeno animalzinho. E nós? Estamos desesperados por Deus? Temos sede de sua presença? Temos corrido, buscando e nos desesperado por mais dEle em nossas vidas?
Temos buscado na fonte certa, diariamente? Ou temos nos contentado com a mediocridade do nosso “confinamento”?

Outro fato interessante sobre a corça – é que quando ela está com sede, há algum tempo sem a água, ela exala um odor  que faz com que os seus predadores a encontrem facilmente, e é justamente a água que tira este odor dela, ou seja a água é realmente tudo para a corça.  Quantas vezes meu irmão, nós não nos afastamos de Deus e o nosso espírito começa a exalar um odor de pecado, que faz com que o inimigo nos encontre facilmente e nos leve cada vez para mais longe de Deus, nós realmente temos muitas semelhanças com a corça, porém ainda temos muito a aprender com ela, quando a corça está sem água tudo que ela busca é a água,

e quando estamos longe do Espírito Santo frios, vazios, desanimados,  não buscamos tão incansavelmente assim, mesmo sabendo que longe dele iremos morrer,

Se a corça não beber água na hora da necessidade ela sabe que ela irá morrer. O cristão também, se ele ficar ressequido como terra seca, vazio do Espírito ele morrerá espiritualmente.

 Que sejamos como a corça, que busquemos a Deus desesperadamente, em oração se não o buscarmos iremos morrer,  nunca se contentar e achar que já está bom, sempre querer estar mais perto de Deus. Amém! Que você consiga sentir o deleite e o gozo de estar em Sua presença. Que você entenda que não é obrigado a orar, mas que orar é um dos grandes e mais lindos privilégios do cristão. Que Deus possa levantar entre nós pessoas que estejam totalmente comprometidas com este estilo de vida,

Então vamos lá, mãos a obra, vamos orar!!!

 

Deus abençoe.