Texto: II Reis 5:1-14 e 20
Hoje vamos falar a respeito de várias classes de pessoas que encontramos na igreja, dos vários tipos de FÉ que encontramos nessa passagem (II Reis 5:1-14 e 20).
- A FÉ DA MENINA
II Reis 5:3 “Um dia ela disse à sua senhora: “Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria “. A menina sabia que Deus iria usar o profeta Eliseu como canal de benção para a cura da lepra de Naamã. Deus já havia usado o profeta em outras ocasiões, e sua fama era de “homem de Deus” em Israel.da lepra“.
Não temos o nome dela, mas a fé da menina é aquela que acredita no homem Deus. Ela cria em Eliseu. Essa menina “escrava” e israelita, ensinada nos caminhos do Senhor, guardou a palavra em seu coração. E não hesitou em lançar uma pequena semente, como a de uma semente de mostarda, enquanto cuidava dos afazeres domésticos da casa da mulher de Naamã.
- O REI – II Reis 5: 7 “Assim que o rei de Israel leu a carta, rasgou as vestes e disse: “Por acaso sou Deus, capaz de conceder vida ou morte? Por que este homem me envia alguém para que eu o cure da lepra? Vejam como ele procura um motivo para se desentender comigo! “
Rei não gosta de ser mandado. Representa o crente que não aceita nada de ninguém. Quantos dizem estou cansado, só vou sentar na igreja e não vou fazer nada. É aquele cristão que não quer assumir mais nada. Pessoas que não querem mais servir. Reis não servem só querem ser servidos. Em nossos dias poucas pessoas querem ir a igreja para servir. Quando Paulo teve um encontro com Jesus, a primeira coisa que ele disse foi “Senhor o que o Senhor quer eu eu faça”. Hoje vemos até pastores como “rei”, é a inversão de valores.
Em Marcos 16:17-18 lemos “Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados“. Curar os enfermos, ressuscitar os mortos, expulsar demônios, como estamos longe disso. Mas Deus tem poder para você. E porque não vivemos isso, PORQUE VIVEMOS UMA VIDA DE REI. Não podemos empurrar para outras pessoas aquilo que Deus mandou você fazer.
Nem convidar as pessoas para ir a igreja, esse é o perfil do cristão representado aqui pelo ”rei”.
- O PROFETA – II Reis 5:8 “Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado suas vestes, mandou-lhe esta mensagem: “Por que rasgaste tuas vestes? Envia o homem a mim, e ele saberá que há profeta em Israel”.
É aquele cristão que está maduro, não precisa que o pastor fique dando leitinho. Precisamos ser como Eliseu. Isso é ser maduro, é assumir responsabilidade. Assumir os problemas da tua igreja e não só levar problema para o pastor. Mas para isso precisa haver amor. Não pergunte o que a igreja quer fazer por você, mas o que você pode fazer pela igreja. Precisamos ser como Eliseu tomar a responsabilidade para nós.
- NAAMÃ – II Reis 5:10-11 “Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado”. Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: “Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria de pé o nome do Senhor seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra.”Naamã ouviu e acreditou na fé da menina. Teve fé no que a menina disse, teve fé para ir até o rei. Mas queria que a coisa fosse da maneira dele. Naamã esperava ter que fazer alguma coisa complicada, seguir alguma prescrição difícil, entretanto ele sai da casa de Eliseu com apenas uma simples palavra de obediência. Ainda em nossos dias,muitos querem determinar como Deus efetuará uma cura, ditando regras e normas. A fé está muito além de normas previamente estabelecidas. Fé é fé e ponto final. Tem gente que vem à igreja e sai decepcionada porque o culto não correu como ele queria.
- O EMPREGADO TEVE UMA FÉ INTELIGENTE – II Reis 5: 13 “Mas os seus servos lhe disseram: “Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais, quando ele apenas lhe diz para que se lave e seja purificado! ”.
- GEASI – II Reis 5:20 “Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, pensou: “Meu senhor foi bom demais para Naamã, aquele arameu, não aceitando o que ele lhe ofereceu. Juro pelo nome do Senhor que correrei atrás dele para ver se ganho alguma coisa”.O profeta Eliseu foi usado por Deus para curar o general Naamã de sua lepra. Após ser curado, Naamã foi até a presença de Eliseu levando ouro, prata e roupas finas a fim de “recompensá-lo” por sua cura, o que não aceitou o profeta. A recusa de Eliseu nos dá a visão do caráter desse servo de Deus. Ao recusar os “presentes” Eliseu deixa claro que a sua relação com Deus não era no princípio da barganha, mas no princípio da soberania de Deus. Seu servo Geazi ao ver sua atitude, achou que poderia facilmente lucrar, externalizando o seu verdadeiro caráter e resolveu correr atrás de Naamã e através de uma mentira tomar para si os presentes que estavam com Naamã. É o que vemos hoje, cristãos querendo a honra que é de Deus.
Conclusão
Que a sua fé seja como a da menina e como a fé de Eliseu.
Que você não seja como o “rei” que apenas quer ser servido e não quer assumir nada na igreja.
Que você não seja como Naamã que cria, mas queria que Deus fizesse as coisas do jeito dele.
Que você não seja como Geasi querendo a honra para si.
Deus abençoe, Pr. Wanderlei (Comunidade Evangélica Monte Sião).