O ser humano, assim como os atletas, é movido a desafios e conquistas. Mas para chegar lá há um longo caminho a seguir. E essa caminhada envolve muito esforço, dedicação e vencermos obstáculos. A Bíblia está cheia de relatos a respeito de homens que mesmo em meio desafios creram em Deus e chegaram a conquistar o que humanamente era impossível. Um grande exemplo desse tipo de pessoa, do qual quero estar falando hoje é “JOSUÉ”. As experiências que passou se tornaram referencial para nós.
Josué 1:1-9 “E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”
Quem foi Josué? Imagine que você é um jovem de aproximadamente 40 anos e que terá que substituir o maior líder da história do seu povo. Essa era a missão de Josué que foi escolhido por Moisés para sucedê-lo e liderar o povo em uma grande conquista: a terra prometida, onde o povo que foi escravo no Egito por 400 anos estaria livre. Assim como Josué, todos nós temos uma terra a ser conquistada. Talvez a terra que você precise conquistar seja: um casamento feliz, uma casa, crescimento espiritual, um carro, ser bem sucedido profissionalmente, paz na família, etc…
Josué antes de conquistar a “terra prometida” enfrentou grandes obstáculos. Assim como ele, cada um de nós teremos obstáculos a serem enfrentados até conquistarmos aquilo que desejamos. Mas o importante e ficarmos firmes e vencermos cada um deles, com a ajuda do nosso Deus.
Alguns obstáculos que precisamos vencer no caminho da nossa conquista
- O comodismo – é impossível conquistar alguma coisa ficando de braços cruzados.
É preciso se esforçar, ir a luta, correr em busca dos seus objetivos. Josué e o povo não conquistou cidades fortificadas ficando de braços cruzados tiveram que lutar. Observe que Deus prometeu que lhes daria a terra, porém eles teriam que lutar para conquistar.
Talvez você pense: “Ah! Basta que eu esteja numa igreja, então as portas vão se abrir e serei abençoado. Você precisa estar disposto a fazer esforço, a lutar pela posse da bênção! Muitas pessoas estão tendo poucas conquistas porque lhes falta esta disposição; elas se acomodaram… Não querem se dar ao trabalho de lutar, não se esforçam por coisa alguma, e por resultado, não conquistam coisa alguma. Como crentes pentecostais, somos apreciadores de um culto cheio do poder dos céus, onde a adoração é inflamada e a pregação é ardente. Mas o que vemos nos dias atuais nas igrejas são cristãos que se acomodaram em se sentarem na cadeira e ouvir o culto do começo ao fim, como se estivessem num teatro ou num circo, ou num show de cantores.
O mesmo acontecendo nos PGs, nas células… Esses tipos de “crentes” querem sentir o poder de Deus, enquanto cruzam os braços esperando Deus aparecer e lhes tocar sem o mínimo esforço da parte deles. Se acomodaram… E na vida pessoal, também não conquistamos ficando de braços cruzados, seja conquista material, espiritual ou familiar.
Precisamos sair do comodismo e ir a luta até obter a vitória.
Como vou crescer profissionalmente, se não invisto na profissão
Como vou conquistar um casamento feliz, se não luto por ele
Como vou conquistar um bem material, se gasto até o que não tenho.
- O desânimo – outro obstáculo que precisamos vencer para obter a conquista
Josué 1:9 “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
O primeiro capítulo do livro de Josué contém uma série de recomendações que o próprio Deus entregou a Josué, quando ele assumiu a liderança do povo de Israel. O Senhor prometeu vitórias e prosperidade. Porém, tudo estava condicionado à perseverança e ao seu bom ânimo. Deus tratou de ministrar durante todo o ministério de Josué para que o desânimo não se instalasse em sua vida, porque a pessoa desanimado não conquista nada.
Todos nós passamos por momentos de desânimo. Não podemos aceitar que ele se aloje em nossos corações, nos fazendo parar ou retroceder.
- Incredulidade – outro obstáculo para a conquista. Se há um inimigo das nossas conquistas, esse inimigo é a incredulidade. Não saímos do cativeiro para viver no deserto. O nosso destino é conquistar a terra prometida.
Nosso destino é uma terra que mana leite e mel. O povo fracassou na jornada. Naufragou na fé e não entrou na terra, porque duvidaram da Palavra de Deus e das promessas de Deus. É hora de deixar de lado a incredulidade e confiar no Deus dos impossíveis. É hora de tapar os ouvidos às vozes do pessimismo e crer nas promessas.
Quando Moisés envia doze espias para espionar a terra prometida, citaram o que Deus prometera por intermédio de Moisés ou seja, que eles iriam entrar numa terra boa que mana leite e mel. Porém dez deles duvidaram que fosse possível conquistá-la. Somente dois tiveram a fé para conquistar Canaã “Josué e Calebe”.
Números 14:6-10 “E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais. Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.”
Deus valoriza muito quem tem fé. Se você deseja conquistar algo, não permita que a incredulidade entre no seu coração.
- Isolamento – outro obstáculo para a conquista. É preciso aprender a trabalhar em equipe. No cap. 10 do livro de Josué, a prova e o testemunho de que a unidade do povo de Deus foi fundamental para a conquista de Canaã. Encontramos por cinco vezes, nos versículo 29, 31,36,38,43, que diz: “Então, Josué, e todo o Israel com ele…” Muitas vezes não conquistamos tudo o que Deus deseja para nós, porque não aprendemos a batalhar e a trabalhar em equipe, nos isolamos. Muitas vezes machucamos, ferimos, falamos mal daqueles que o Senhor colocou para conquistar conosco (marido, filhos, pastor, líder, colegas de trabalho, chefia). Precisamos aprender a caminhar como uma grande equipe.
seja no lar, na Igreja, no PG ou no trabalho. Procure fazer da sua casa, seu PG, da sua igreja, a sua equipe de conquista. Lembre-se, ninguém conquista nada sozinho. Josué não teria conquistado nada se decidisse caminhar sozinho. Não se isole… Deus sempre colocará pessoas para nos ajudar na caminhada para conquista.
- Não se colocar na posição de discípulo – outro obstáculo conquista. Antes de ser o grande líder do povo de Israel, substituindo a Moisés, Josué era um discípulo fiel e próximo do seu líder. Todos nós precisamos de discipulado. Precisamos de alguém, na igreja, que vai nos acompanhar. O solitário não conquista nada. É preciso aprender a se colocar debaixo do discipulado de um homem ou de uma mulher de Deus. Se você quer conquistar as promessas de Deus, coloque-se na posição de discípulo.
- Não é possível conquistar andando com os murmuradores
O murmurador encontra defeito em tudo. Os murmuradores estão sempre a reclamar e a dar contra. A murmuração mata os sonhos e destrói a visão.
- O povo Israel murmurou por causa da falta de água. (Êxodo 15:22-27)
- O povo reclamou do Maná, porque queriam carne. (Êxodo 16:1-3)
- A liderança e a autoridade de Moisés eram questionadas
Além da incredulidade, a murmuração foi o motivo de não entrarem terra prometida.
Nas igrejas, infelizmente, é possível encontrar pessoas assim
(murmuradoras)
Vivem a criticar. Tudo é difícil, nenhuma idéia ou projeto vai funcionar.
Ao invés de colaborar, torcem para que as coisas deem erradas. Se pastor prega quinze minutos reclama. Quando prega uma hora reclama. Quando o pastor coloca algum outro para ensinar ou liderar, reclama, fala mal. Reclama dos louvores, da Palavra, dos líderes, dos irmãos, da igreja, do PG, e enfim… Tais atitudes trás prejuízos a toda a comunidade.
E ISSO VALE PARA OUTRAS ÁRES DE NOSSA VIDA
Trabalho – os murmuradores reclamam do chefe, do salário, da comida…
Na família – reclama do marido, reclama dos filhos, dos parentes…
QUER CONQUISTAR… SE AFASTE DOS MURMURADORES… A MURMURAÇÃO É CONTAGIOSA E TE IMPEDE DE CONQUISTAR.
- Não é possível haver conquista se não houver perseverança – Uma pessoa que persevera demonstra coragem e determinação. Conhece pessoa que diante de qualquer obstáculo ou situação adversa já quer parar ou retroceder? Quer conquistar? Persevere… Permanece firme… Vá em frente…
Conclusão:
Deus quer nos transformar em verdadeiros conquistadores. Conquistar é o nosso chamado!
Há uma terra a ser conquistada profissional familiar, ministerial, espiritual
Mas não deixe que esses obstáculos impeça:
- Não se acomode!
- Não deixe o desânimo se alojar no seu coração!
- Não seja incrédulo!
- Não se isole das pessoas! Aprenda a trabalhar em equipe.
- Seja discípulo
- Não ande com murmuradores
Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.