Muito nós ouvimos falar sobre vencedores, mais qual o segredo para vencer?

Será que Deus tem seus privilegiados? Será que é assim que as coisas são?

Eu quero te dizer que a diferença entre o perdedor e o vencedor não estão em Deus, e sim nas decisões que resolvemos tomar. Um exemplo disso: na bíblia diz que nós somos mais que vencedores.

Então no que depender de cristo, todos nós fomos criados para vencer.

Quero falar de 3 homens que venceram, que fizeram a diferença em suas épocas. Homens que enfrentaram suas dificuldades pessoais para vencer.

O primeiro homem é Pedro (Mateus 14: 22-33)

Na bíblia podemos ver que está escrito que Deus mandou que os discípulos entrassem no barco, isso mostra que eles não estavam muitos a fim de ir.

Se pensarmos bem, eles tinham motivos para não querer entrar no barco, afinal na última vez que entraram num barco com Jesus o barco quase afundou, deve ter sido traumático, eles quase morreram mais Jesus estava com eles. E agora, que Jesus falou: vão vocês que depois eu vou? Imagino o que ficou passando pela cabeça deles: depois como? Tem-se apenas um barco.

Agora ele não vai mesmo. Acho que está querendo nos matar. Porque antes se afundasse para os discípulos afundaria para Jesus, mais agora Jesus não ia.

Mais mesmos assim eles entram no barco e foram e a bíblia diz que Jesus ficou para se despedir da multidão. Só que na bíblia diz que o vento estava contra.

Uma pergunta: se foi Jesus que mandou, porque o vento estava contra e não a favor? Por que é nas adversidades que nós crescemos. É nas dificuldades que aprendemos a manejar melhor nossa embarcação. Pode perceber que em todas as dificuldades que já passamos nos deixaram marcas, mais também nos deixaram muitos ensinamentos.

E ai te pergunto: cadê Jesus? O tempo passando, o vento contra, a água querendo entrar, adrenalina na veia. Imagino os discípulos olhando uns para os outros e pensando: ele não vem mais não. Quem é o doido que vai entrar com ele no escuro com o mar deste jeito? Ai um falando para o outro na discussão: mais ele falou que vinha. E outro falando mais ele não vem. Imagina só, tudo escuro e de repente Jesus dando uma voltinha por cima das águas. Então Jesus é visto por um dos discípulos que diz que é um fantasma.

Imagina só o desespero de cada um dentro do barco. Não podiam correr porque estavam em alto mar. Não tinha para onde fugir. Imagino a gritaria e medo. Então Jesus fala que não devem ter medo por que ele é Jesus. Então Pedro sem conseguir enxergar direito diz: “se tu és mesmo o senhor, manda que vá de encontro a você. E Jesus disse: então vem.”.

Uma pergunta: qual o local mais seguro nesta situação? Se você estivesse no barco, onde você ficaria? Claro que no barco. O barco hoje para nós representa o conforto, a mesmice. Só que se você quer viver o novo de Deus, você tem que sair do barco. O novo de Deus não está na mesmice e sim em algo novo que você nunca fez. Porque quando fazemos algo que nunca fizemos, vivemos o que nunca vivemos. Se na sua vida não acontece nada de novo você deve fazer algo de novo. Quando Pedro falou: eu quero andar sobre as águas, Jesus falou oque? Pedro você está louco, isso não é para qualquer um.

Ou ele falou, está bom. Pode vir que eu até parei. E o engraçado é que até o momento Pedro está falando sim para um suposto fantasma. Então Pedro sai do barco e vai andar sobre as águas.

Uma pergunta: – quem foi atrás dele? Ninguém, porque quando Deus mandar você fazer algo de novo, não espere que os outros façam. Se Deus falou com você, você é que tem que fazer! A mais eu gostaria que todo mundo me seguisse.  Sinto lhe informar mais muitas vezes você vai olhar para trás e não vai ver ninguém. Muitos de nós ficaríamos no barco porque temos medo do novo, porque fazer algo de novo pode dar errado. Por isso é bom fazer o que todo mundo faz ou o que fazemos sempre, porque já sabemos o resultado.

Agora se você está cansado de viver as mesmas coisas ou fazer o que todo mundo faz, chegou a hora de fazer o que nunca fez. Oferte como nunca ofertou para prosperar como nunca prosperou. Ame como nunca amou para ser amado como nunca foi. Trabalhe como nunca trabalhou para ser promovido como nunca foi. Mais e se meu patrão não me promover? Deus abre outra porta e te dá algo melhor. Mais você não faz nada de novo e ainda quer viver coisa nova. Quer experimentar algo novo no casamento, faça algo que nunca fez (de bom claro). Quem sai do barco e faz coisas novas experimenta milagres e testemunha sobre ele mesmo. Enquanto quem fica no barco apenas fala sobre milagre na vida dos outros. Está na hora de você decidir quem você quer ser. Você quer contar o milagre que Deus fez na vida dos seus irmãos, vizinhos, amigos ou os que Deus fez na sua vida?

Então a primeira característica que estou querendo falar com vocês é para sermos ousados. Faça. Deu errado não faça mais, mude o jeito de fazer.

Claro que sempre coisas buscando a direção de Deus. Precisamos ter atitudes.

Você acha que nunca o pastor errou, ou os lideres, anfitriões ou até mesmos a pessoa que está do seu lado ou as que você tem como referência hoje? Mais o que fez eles hoje serem uma referência para você foi o fato delas serem ousadas para tentar. Tá, mais o que eu tenho que fazer? Busque no senhor que ele te mostrará.

O segundo homem é Davi – – i Samuel 17:24

Todos olhavam para o gigante Golias e sentiam medo.

Toda vez que você tiver um problema e olhar para ele você ficará com medo.

Porque problema não é lugar para você pôr a sua atenção. Os nossos olhos e nossa atenção tem que estar no senhor. Aparece um problema e você já fala: nossa que problemão. Quando focamos nosso problema, começamos a vê-lo grande.

No texto vemos que todos sentiam medo quando olhavam para aquele gigante. E o gigante fez uma proposta muito legal, para que não tivesse guerra entre Israel e os filisteus. E que apenas um dos homens, valentes de Israel aceitasse duelar com ele. E ninguém aceitou, ali não tinha valente. E o gigante por 39 dias ficou perguntando: tem algum homem aí? E ninguém respondia. Fingiam que não ouviam. Então no quadragésimo dia chega um menininho carregando um pãozinho, um leitinho e um queijinho. E neste momento quem sai? O gigante, aquela coisa enorme e gritou: tem algum homem ai? Então Davi falou: hã! E seu irmão mais velho imediatamente disse cala a boca agora e vai apascentar as ovelhas do pai. Então ele falou: não, não, não. Oque vão dar para quem matar este gigante? Então alguém falou: três prêmios. 1º – fica rico; mais tem que ficar vivo; 2

º – casa com a filha do rei; 3º- sua casa não pagaria mais imposto algum; então Davi manda avisar o gigante que ele vai lutar contra ele. Fico imaginando que muitos deviam ter falado. Deixa-o ir, este metidinho. Sabe tenho aprendido que quem não vence detesta ver você vencendo. Quem não faz detesta ver você fazendo. E ficam todos torcendo para não dar certo. Então foram falar com Saul para ver se o mesmo autorizava. Então o deixaram sozinho.  Saul falou o cara já matou gente e você nunca matou ninguém, então Davi falou: alto lá, quando estava apascentando as ovelhas de meu pai apareceu um leão querendo comer minhas ovelhas e eu falei alto lá leão aqui tem pastor, ele não acreditou em mim e eu acabei com o leão. E outra vez um urso que não sabia da história do leão veio querer tirar minhas ovelhas, matei também. Se este gigante é rei dos filisteus eu sou o rei da selva. Deixa eu te fazer uma pergunta séria. Para chegar aqui hoje, quantos leões e ursos você já matou? Quantos deles te destruíram? Então não é o que você está enfrentando hoje ou vai enfrentar amanhã que irá te destruir. Porque o mesmo Deus que te livrou no passado é o mesmo Deus que luta por você hoje.

Não tenha medo do gigante. Então Saul  liberou a Davi. Davi passou no caminho e pegou 5 pedras e foi lutar. Então chegou lá e todo o Israel reunido para ver a luta. O engraçado é que ninguém acreditava que Davi poderia vencer mais estava ali para olhar e depois correr. E quando o gigante viu Davi ficou nervoso. Imagino os soldados dizendo: precisava morrer assim não! Quando Golias terminou, Davi disse: quem vai te matar sou eu em nome do senhor dos exércitos.

E porque Davi foi lutar contra o gigante com uma pedra e não com espada?

Porque enquanto Davi cuidava das ovelhas ele tocava e tacava pedra, então ele já tinha experiência, ele era bom nisso. Se você quer ser um vencedor então faça bem feito àquilo que precisa fazer e o que sabe fazer. Quer ser vencedor? Seja bom naquilo que você faz. Davi era perito na pedrinha. Então Davi girou sua funda e deu-lhe uma pedrada que o gigante caiu, então Davi foi e pegou a espada e cortou a cabeça do gigante.

Você sabe por que Davi cortou a cabeça? Você já viu na rua alguém sem perna? Sem dente? Sem braço? Sem cabelo? E sem cabeça? Porque quem corta a cabeça acaba com o problema. Problema não foi feito para brincar. Arranca o dente do seu problema que ele corre atrás de você banguelo. Agora corta a cabeça que eu quero o ver correr.

Enquanto Pedro nos ensina ousadia, Davi nos ensina coragem.

Coragem para enfrentar o gigante. Davi falou para o gigante: você vem a mim com espada, escudo e todo tipo de armadura mais eu vou contra ti em nome do senhor dos exércitos. E sabe onde está história começa?

Quando o gigante começa a falar Davi pergunta quem é este incircunciso? Na circuncisão naquela época era sinal de aliança com Deus. Ou seja, Davi tinha promessa de Deus em sua vida e acreditava nisso. Então ele dizia assim, ele é grande, mas eu tenho a promessa. E o engraçado é que Davi matou somente o seu gigante, porque quem mata o seu gigante é você mesmo. Cada um de nós tem um gigante e ele só pode ser vencido por você.

O terceiro homem é gideão – juízes 6:11

Quem sabe o que é lagar? Lagar. É um tanque onde as uvas são jogadas para serem prensadas. Só que a bíblia diz que gideão estava malhando oque? Trigo. Só que trigo se malhava numa eira, que é um campo aberto onde se passa uma coisa para prensar e depois outra para juntar. Então o que podemos aprender com isso? Vimos que gideão precisava de uma eira, porém ele só tinha um lagar então lagar aqui fala de sua realidade.

Enquanto eira aqui representa o seu ideal. Gideão mostra algo muito precioso para um vencedor. Que enquanto você não tem o que você quer você trabalha com o que tem. Temos que trabalhar com o que temos encarar nossa realidade. Encare o que você tem, seja fiel ao que tem e Deus te colocará onde você deseja. Administre aquilo que Deus te deu. Faça como gideão: é apertado, é desconfortável, mais é aqui que vou malhar meu trigo no lagar. Por que é o que eu tenho. Encare sua realidade e a transforme no seu ideal.

Esses homens eram pessoas normais como nós:

Pedro quando estava chegando começou a afundar e pediu o socorro a Jesus e Jesus disse homem de pequena fé. Se Pedro era de pequena fé, quem ficou no barco era o que? Davi. Tinha medo, porque se ele não tivesse medo levava uma pedra só, mais levou cinco para garantir. Então vença suas limitações.

 

Deus abençoe, Pr. Thiago Clemente.